|
Imagem: Metrópoles |
Desde o anúncio da pandemia por COVID-19, o isolamento social e outras medidas voltadas à restrição da circulação de pessoas nas cidades tem-se mostrado como a forma mais eficaz de combate ao vírus. Sendo assim, nossas casas viraram salas de espetáculo, onde assistimos a shows, filmes, jogos e até passeamos por galerias e museus de arte. Tudo isso via plataformas digitais, sejam redes sociais, como Instagram e Facebook, ou serviços, como YouTube e Netflix.
As transmissões ao vivo, ou lives, como são conhecidas, foram a solução encontrada, tanto por quem as produz como por aqueles que as consomem, para tornar o período de quarentena mais leve e divertido. Além de entreter a audiência, alguns eventos colaboram no combate ao novo coronavírus com as doações realizadas durante as transmissões.
Em 29 de março, a primeira live do cantor Gusttavo Lima alcançou mais de 750 mil visualizações simultâneas. Na semana seguinte, muitos artistas começaram a anunciar seus shows, a pedido dos fãs. A partir daí, começou a disputa por dias e horários e o sucesso tem sido estrondoso.
Há lives para todos os públicos: samba, sertanejo, MPB, pagode, rap, axé, funk...
Uma transmissão que tem chamado bastante atenção, no Instagram, é a da cantora e compositora carioca Teresa Cristina. Sua live diária é acompanhada por milhares de brasileiros e já chegou a somar 58 mil pessoas numa só edição. Além de fãs e seguidores de Teresa, cantores e amigos famosos também participam dos encontros e é comum vê-los nos comentários.
A transmissão, cujo início gira em torno das 22h, parte de temas devidamente pesquisados por ela. Já celebrou discos clássicos como "Outras Palavras", de Caetano Veloso e "Luz", de Djavan, além de personalidades como Angela Ro Ro, Belchior, Candeia, Chico Buarque, Clara Nunes, Dona Ivone Lara, João Gilberto e Lulu Santos. Tópicos como “temas de novela”, “velha guarda da Portela”, “toda forma de amor” e “ancestralidade” também já nortearam as lives de Teresa. Pelo YouTube, a artista prepara para o próximo sábado a segunda Roda de Samba da Teresa, que acontecerá a partir das 15h, em seu canal.
|
Teresa Cristina. Foto: O Globo/Leandro Tumenas
| |
| |
| |
|
Também no dia 27, às 20h, tem mais uma
live do Skank, no YouTube. Desta vez, o quarteto apresenta os clássicos da carreira em versão acústica e intimista. No dia 30 de maio, eles apresentaram sua primeira
live, direto do Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte. Com duração de pouco mais de duas horas, arrecadou doações para instituições sociais e celebrou a história da banda no estádio.
Mas não só de música são os eventos online. Há cinema, teatro, jornalismo, palestras, rodas de conversa e tantos mais. E nós, as Meninas do Blog, estamos aqui para dar dicas de lives incríveis que certamente levantarão o astral de seus dias em casa.
AGENDA
Quarta-feira (24)
Quinta-feira (25)
Sexta-feira (26)
Sábado (27)
Domingo (28)
Alexandre Pires e
Luiz Carlos - Gigantes do Samba II - 17h
|
Skank. Foto: Divulgação/VEJARio/Weber Pádua Félix Fink. |