Chiquinha Gonzaga nasceu Francisca Edwiges Neves Gonzaga, em 17 de outubro de 1847. Natural do Rio de Janeiro, foi compositora, pianista, maestrina e, acima de tudo, pioneira. Sim, é dela a autoria da primeira marcha carnavalesca com letra, foi a primeira pianista de choro, primeira grande compositora de música popular brasileira, a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.
Chiquinha estudou música desde a infância e, com apenas 11 anos, compôs sua primeira canção. O seu primeiro sucesso foi a polca “Atraente” (1877). Pianista também escreveu trilhas de peças, como as operetas “Forrobodó” e “A Corte na Roça”. Sua composição mais popular é a marchinha “Ó Abre Alas” (1899), feita para embalar o cordão carnavalesco Rosa de Ouro, citado na letra.
Neta de uma escrava alforriada, Chiquinha também foi uma grande defensora do movimento abolicionista. Chegou a vender composições próprias para pagar pela alforria de um musicista escravizado conhecido como Zé Flauta. Também militava pelo fim da monarquia, além de questionar os padrões femininos da sociedade da época.
A artista faleceu em fevereiro de 1935, aos 87 anos, e sua extensa biografia inspirou obras na TV e no cinema, como a minissérie Chiquinha Gonzaga, exibida pela Rede Globo, em 1999. Seu legado inclui um acervo de aproximadamente 300 composições.
Chiquinha Gonzaga em 01/01/1932 |
Para celebrar a data em que a compositora, que marcou seu nome na história da música, completaria 171 anos, o Google substituiu seu clássico logo por uma imagem de Chiquinha Gonzaga. O Doodle animado mostra a compositora tocando piano, enquanto a nota a canção em uma partitura. O Dia Nacional da Música Popular Brasileira, também celebrado hoje, foi escolhido exatamente por marcar o aniversário de Chiquinha Gonzaga, como uma forma de homenagem.
A música popular brasileira surgiu a partir de uma mistura de ritmos vindos dos europeus, africanos e indígenas. Ao longo dos anos, estilos diversos, originários de diferentes regiões do país, foram surgindo, resultando na música popular brasileira que conhecemos hoje. Essa diversidade de nossa mais popular manifestação artística a tornou tão conhecida e prestigiada em todo o mundo.
Que tal celebrar este dia com uma playlist como esta do Spotify? O Melhor da MPB
Nenhum comentário:
Postar um comentário