quinta-feira, 11 de julho de 2019

Angela Od e sua “Final Fantasy”

“O Cara da Espada em Ação 3”,
escultura em neon, de Angela Od.
Ana Cavalieri
@anacavalieriofficial

 Angela Od criou, através do bordado e do vídeo, a alegoria da morte de seu personagem principal, “O Cara da Espada”. Final Fantasy é uma tragédia final e se apropria do nome de um videogame.


 Os processos digitais e fenômenos contemporâneos podem soar através de seus bordados narrativos. As duas práticas constituem interligadas para a artista. Angela vem, através de bordados e trabalhos de linha, lã e tecido.  Eles se remetem à Idade Média e também à contemporaneidade. Angela  mostra seus trabalhos através dos vídeos que utilizam a computação gráfica para narrar pequenos ciclos, fases e epopeias dos personagens que aparecem em suas tapeçarias.
 O tapete bordado, datado do século XI, através da tapeçaria de Bayeux, descreve eventos da Inglaterra por Guilherme II, da Normandia.

 Angela apresenta, através de seus bordados, as menções à História da Arte e os vídeos investigam a tridimensionalidade e o desenho projetivo, por meio da computação gráfica.
 A fotografia, através de  Farocki,  liberou a pintura da ideia de realismo compulsório, as imagens computadorizadas liberam através do cinema de seu compromisso primeiro.
 Angela trabalhava com computação gráfica para a criação de peças e vinhetas para meios de comunicação de massa. Od exercita cores, pretos, bordôs, marinhos e vermelhos terrosos aliados a azulados, acinzentados e violetas.


Fotos: Maria Cristina Lagoas (@mariacristinalagoas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário