terça-feira, 9 de julho de 2019

OSRJ, Fauré e os 200 Anos da Igreja Anglicana no Rio

A Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro, na celebração
 dos 200 anos da Christ Church Rio. Foto: Ana Cavalieri.

Maria Cristina Lagoas
@mariacristinalagoas

Em 18 de junho, como parte das celebrações pelos 200 anos da fundação da Igreja Anglicana (Christ Church) na América do Sul, a Orquestra de Solistas do Rio de Janeiro (OSRJ), sob a regência de seu maestro e fundador, Rafael Barros Castro, apresentou o Réquiem, do compositor francês Gabriel Fauré. A Orquestra contou com as participações do Madrigal Contemporâneo, da soprano Aline Taron e do barítono Yago Cirino.
Escrita entre 1887 e 1890, Réquiem é a obra mais conhecida de Fauré e o público presente na Christ Church Rio, em Botafogo, pode usufruir de sua magnificência e beleza.
Única Igreja Anglicana de língua inglesa do Rio de Janeiro, a Christ Church Rio foi construída originalmente, em 1819, no Centro, próxima ao Theatro Municipal. O atual edifício, em Botafogo, veio em 1944. Cumprindo sua “missão contínua de ser a luz de Cristo no Rio”, a Igreja possui parcerias com iniciativas de cunho social como a Casa Cruzeiro, no Morro da Providência, o Word Made Flesh , que auxilia mulheres em situação de rua, a São Martinho, em Vicente de Carvalho e a Casa de Maria e Marta, onde, semanalmente, promove aulas de inglês para 80 crianças, na Comunidade Dona Marta.


Requiem by Fauré. Edição de vídeo: Maria Cristina Lagoas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário