“Qual o seu preconceito? Já parou para refletir?”
Entrada da Sala VIP, local da exposição “Reflexos”. Fotos: Cris Lagoas. |
Cris Lagoas
@acrislagoas
A provocação de uma resposta às questões acima são o ponto de partida para a exposição “Reflexos”, do fotógrafo Eurivaldo Bezerra, em cartaz na Cidade das Artes, até o dia 10 deste mês. Em uma sala, estão expostas 20 fotografias, em preto e branco. Nelas, 20 personagens vestem burcas, vemos apenas seus olhos. Seriam mesmo estes as janelas da alma? Sem que sua identidade seja revelada, cada personagem tem, abaixo de sua imagem, um número e um texto descrevendo traços de sua personalidade e preferências. Além das fotografias, há painéis com frases famosas sobre o preconceito.
Na sala seguinte, a revelação. Os 20 personagens têm seus rostos expostos em retratos coloridos. Cor da pele, gênero, profissão, orientação sexual, religião, estado civil e outras características são apresentadas ao público. Entre os fotografados estão integrantes da comunidade LGBT, empresários, ex-dependentes químicos, pessoas de diferentes religiões, artistas etc.
De acordo com Eurivaldo Bezerra, a ideia é provocar uma reflexão sobre preconceito, saber que reação teria o espectador ao se identificar com a personalidade de alguém e descobrir que este pode ser totalmente diferente dele. Trata-se da desconstrução de estereótipos, através de um exercício de empatia, a qual é, para Eurivaldo, o agente transformador da sociedade.
Eurivaldo Bezerra é advogado. Sempre teve um olhar voltado para o social. Antes de se dedicar totalmente à fotografia, já havia produzido imagens e livros sobre temas como autismo, adoção e velhice. Para ele, o atual cenário nacional faz com que seu trabalho ganhe força, pois é um momento no qual temos que olhar para nós.
“ O preconceito tem que ser observado de dentro para fora. E precisamos tentar nos colocar no lugar do outro.”
Um dos painéis com frases célebres sobre o preconceito |
O olhar de um dos 20 personagens
Identidades são reveladas em fotos coloridas. |
Onde e quando assistir?
Reflexos
Sala VIP, Cidade das Artes. Avenida das Américas, 5300 - Barra da Tijuca.
De terça a domingo, das 10h às 18h.
Até dia 16 de dezembro de 2018.
Nenhum comentário:
Postar um comentário