quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Dia da Consciência Negra



Foi em um sábado de 1971 que um grupo de 12 negros se reuniu no Clube Náutico Marcílio Dias, em Porto Alegre. Era 20 de novembro, data que marca a morte de Zumbi dos Palmares, líder do maior dos quilombos do período colonial brasileiro. Em 1695, Zumbi foi assassinado em uma emboscada e teve sua cabeça exibida em praça pública, depois de liderar a resistência por quase 20 anos. No clube gaúcho, homens e mulheres falaram sobre a história de Zumbi e de outro rei de Palmares, Ganga Zumba, sobre como os negros foram trazidos da África para o Brasil e sobre a escravidão. Recitaram poemas de Castro Alves e Solano Trindade. Estava lançado o Dia da Consciência Negra.
No final de 1970, um pequeno grupo entregava panfletos, na Central do Brasil, contra a discriminação racial. Hoje, rodas de capoeira, grupos de dança e de música afro, passeios culturais, roupas e comidas típicas afro-brasileiras tomam conta de vários pontos da cidade, em uma grande celebração a essa cultura tão rica e tão importante na formação de nossa sociedade. 
Eventos como o que lotou a Sala Cecília Meireles, na noite de ontem. Como parte do Festival Xire Odara, foi apresentado o espetáculo Iyá Nitinha d’Oxum, que conta a história daquela que foi uma das mais importantes Iyalorixás do país, desde a sua chegada no estado do Rio de Janeiro à fundação do Axé Ya Nassô Oka Ilê Osun. O espetáculo contou com a participação da Orquestra de Atabaques Alabe Funfun, da Cia. de Dança Obirin Korin, da Cia. Musical Awuré Orin, do cantor Lúcio Sanfilippo e da atriz Ana Carbatti. No repertório, cantigas e rezas das religiões de matriz africana, nas línguas nagô, bantu e efon.
O Dia da Consciência Negra também foi celebrado com uma roda de capoeira e a tradicional lavagem da estátua de Zumbi dos Palmares, no centro do Rio. A data é feriado nos estados do Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Roraima, além de vários municípios brasileiros, como a cidade de São Paulo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário