segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Psicologia

A Psicologia tem uma forma muito abrangente de ser. Tentarei simplificar ao máximo a abrangência aplicada ao ser humano com a Psicologia. Falarei um pouco sobre a construção do modelo científico numa explanação mais generalizada sobre a influência do Psicólogo  na vida do ser humano.
A Psicologia é uma ciência que trata estados e processos mentais do comportamento do ser humano e de suas interações com um ambiente físico e social.
A Psicologia é uma ciência mágica, pois ela fala através da cognição e do comportamento humano. Ela tem a magia de entender o que está por trás, através da palavra dita e do que não está sendo dito. Tem um olhar diferenciado e uma escuta acolhedora. O silêncio é interpretado através da voz interior de cada um de nós.
A Psicologia é regida pelas mesmas leis do método científico que regem as outras ciências. O objetivo da Psicologia é procurar, no conhecimento objetivo, a base em fatos empíricos. É trazer o subjetivo para o objetivo. A Psicologia estuda através da dimensão cognitiva, afetiva e comportamental.
É no estudo da Psicologia que é possível o estudo da alma do ser humano. É através da Psicofísica que é estabelecida a ligação entre o físico e o psicológico e, sendo assim, a Psicologia passou a fazer parte das ciências objetivas.
O primeiro laboratório em Psicologia Científica foi estabelecido por Wundt, na Alemanha. Sendo assim, a Psicologia vem num crescente desempenho na conquista de conhecimentos empíricos, tanto no processo mental e comportamental.
No século XX, através das exposições experimentais e epistemológicas positivistas,  a Psicologia se insere nas ciências naturais e a mente é substituída pelo comportamento como objetivo de estudo. E mesmo com o desenvolvimento dos estudos científicos, a concepção da ciência na construção partindo do empirismo é mantido. E a junção das combinações e práticas cognitivo-comportamentais vão se expandindo cada vez mais, possibilitando o aparecimento de técnicas eficazes para o desenvolvimento terapêutico cientificamente comprovado.
A Psicologia é a magia do entendimento da alma, através da cognição e de seu comportamento, que se expressam através das palavras ditas e das palavras não ditas, através do silêncio, através do olhar de acolhimento, por algum momento se colocando no lugar do outro, ajudando o mesmo a descobrir o processo da cura interior, do sofrimento e da angústia.
Parabéns a todos que têm a formação e o título de Psicólogo e parabéns a todos aqueles que, mesmo não tendo a formação e o título de Psicólogo, conseguem, através de um olhar diferenciado e acolhedor, amenizar a dor do outro.

Ana Cavalieri 


Nenhum comentário:

Postar um comentário