Na última quinta-feira, dia 06, a Academia Brasileira de Letras (ABL) abriu seu ciclo de conferências do mês de setembro, intitulado “Cinema e Literatura”. Sob a coordenação do Acadêmico e poeta Geraldo Carneiro, o diretor e roteirista Jorge Furtado palestrou sobre o tema “Imagens e Sons por Escrito: A Arte do Roteiro”. Durante a apresentação, Jorge Furtado falou sobre as diferentes dificuldades e soluções encontradas pelos dramaturgos em adaptações de obras literárias para o cinema e a TV, visto que cada livro tem suas peculiaridades. O conferencista também abordou a convivência entre literatura e cinema e o que ambas as linguagens/estéticas têm em comum.
Jorge Alberto Furtado é um dos sócios-fundadores da Casa de Cinema de Porto Alegre e figuram em seu currículo filmes (longas e curtas-metragens), séries e minisséries de sucesso, dentre os quais estão “Ilha das Flores” (1989), “A Comédia da Vida Privada” (1995), “Houve Uma Vez Dois Verões” (2002), “O Homem que Copiava” (2003), “Lisbela e o Prisioneiro” (2003), “Meu Tio Matou Um Cara” (2004), “Doce de Mãe” (2014) e “Nada Será Como Antes” (2016).
“Rasga Coração”, seu mais novo filme, é uma adaptação da peça de Oduvaldo Vianna Filho e será lançado em outubro deste ano.
“Cinema e Literatura” terá mais três palestras:
- 13/09 - “Romance em Cena: questão de gênero” (Aderbal Freire Filho);
- 20/09 - “Literatura e Teledramaturgia: diferenças e confluências” (Maria Adelaide Amaral)
- 27/09 - “Letras e Imagens: a literatura no cinema” (Cacá Diegues)
Todas acontecerão, às 17h30min, no Teatro R. Magalhães Jr., na Academia Brasileira de Letras. Para maiores informações, acesse o site da ABL
Nenhum comentário:
Postar um comentário